segunda-feira, 28 de maio de 2018

Para ir além das palavras...

É importante deixar claro o propósito aqui em divulgar frases marcantes, devido ao perigo de simplificação que isso implica, ou seja, de virar "bengalas" ou soluções fáceis para resolver situações, ou ao menos defini-las, dando a falsa impressão de ter encontrado uma resposta para as questões tratadas. Risco de fixar na letra, sem penetrar no espírito.

As frases "atemporais" são no máximo sínteses de pensamentos bem complexos, de grandes autoridades da filosofia, ciência política, sociologia, teologia e outros campos. Não há aí pretensão de esgotar o assunto em questão, senão lançar luz num aspecto importante.

Ouça esta introdução:


Para não ficar só nas frases

Leitura

O propósito objetivo aqui é despertar o interesse dos visitantes do blog em buscar aprofundamento. Sempre que possível destaco a obra literária de onde foi tirada a frase, além é claro de indicar links com resenhas, e da biografia do autor. Com isso espero despertar em muitos o gosto pela leitura, como aconteceu comigo.


José Lins do Rego

O interesse por literatura comigo se deu a partir de trechos de obras, quando eu estudava para prestar vestibular. Até aquele ano, nem mesmo um livro por ano eu lia. Até então, apesar de ter alguns livros guardados que eu ganhara de presente, o interesse neles não superou o que eu possuía por filmes e games. Porém, naquele ano de estudos preparatórios para o temido exame, ano de 2003, cheguei à conta de 20 exemplares lidos. Ocorria de numa questão de prova ter um trecho de uma obra de Machado de Assis, por exemplo. Tal trecho deixava em mim a curiosidade de conhecer o livro de onde ele saiu. E como boa parte dos livros já estavam na estante de casa acumulando poeira, ficou fácil. Em pouco tempo naquele ano, ao invés de ficar ansioso para experimentar um novo game ou assistir a um esperado lançamento nos cinemas, fiquei "namorando" obras enfileiradas na estante como "Fogo morto" de José Lins do Rego. A ansiedade era para começar a ler um livro que estava "na fila", enquanto "devorava" outro.

Ouça este trecho:


Ler por prazer, não por obrigação

Leitura

Comigo o interesse nasceu através do contato com pedaços de obras. Porém, em muitos casos pode servir a recomendação do saudoso professor Pierluigi Piazzi: pegar vários livros para ler, buscando um que prenda a atenção. Procurar encontrar o seu livro, ao contrário do que acontece nas escolas, onde toda a turma é obrigada a ler um livro, goste dele ou não. O professor Pier falava em suas palestras da transformação que teve seu filho mais novo, após descobrir a prazer de ler. Até aos 15 anos Adriano Fromer Piazzi havia lido apenas um livro, indicado pela professora, sendo tal livro o motivo dele odiar ler até então... Porém, descobrindo o prazer de ler, pegou tamanho amor a ponto de se tornar dono de uma editora, além de aprender 5 idiomas!

As "frases atemporais" divulgadas neste blog tem este propósito: despertar o interesse em saber mais. Descobrir o prazer de ler e, com ele, saber mais de si mesmo e do mundo, crescendo e se desenvolvendo cada vez mais.

Escreva nos comentários, visite e curta a página do Facebook e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Ouça a parte final:

Nenhum comentário:

Postar um comentário